Além do nosso corpo físico, todos nós também temos um corpo vibracional, por vezes chamado também de Aura, que entra em contato com o corpo físico por meio dos Chacras e Nadis.

Aura: é o corpo bioplasmático, separado em sete camadas.

Chakras: a sua tradução literal é roda de luz, responsáveis por distribuir toda energia vital (prana). Hoje sabemos que são em torno de 90 mil chacras, portanto, somente sete são os principais e 12 secundários.

Explicando a Kundalini

A Kundalini é uma energia extraordinária presente em todos os seres humanos, ligada ao Universo e associada a Shiva e Sahakti.  Essa energia fica concentrada na base da nossa coluna vertebral, cuja figura representativa é uma serpente enrolada 3 vezes e meia no bastão (Muuladhara).

No momento em que um indivíduo consegue despertar a Kundalini, a sua energia é transportada para cima por meio do Nadi Sushumna, passando e rompendo os chacras até alcançar o chacra coronário, onde se conecta com a energia da consciência dividna Shiva. Em grande parte das pessoas, essa poderosa energia se encontra totalmente adormecida.

Os Nadis Sushumnas são os túneis que começam na base da nossa coluna vertebral até o topo da nossa cabeça. Eles são responsáveis por levarem a energia prana para todo o corpo.

o que é e como despertar a kundalini

O Que é Shiva e Shakti?

São duas potências de energia, boa e má, que unificam o Universo e habitam no interior de cada ser humano. Shiva é energia do homem, consciência pura e Shakti é energia da mulher,  doadora da vida.

Essas duas energias se cruzam frequentemente e uma não existe sem a outra. Estão sempre indo uma ao encontro da outra.

Estudos mostram que existem maneiras de despertar a energia Kundalini Shakti, localizada em nossa coluna vertebral, para sua ida em direção ao chakra coronário, onde pode localizar Shiva com o intuito de promover consciência pura, iluminação e profunda sabedoria.

A prática de Yoga é uma dessas maneiras de causar o despertar da energia Kundalini. A prática envolve técnicas de respiração, posturas físicas e expressão de mantras consagradas para controlar a nossa mente e meditação  profunda.

Esse momento da energia logo após o despertar da Kundalini pode ser sentido também por um forte calar interior, sensação de leveza total do corpo físico, sacudidas e coisas parecidas. Muita cautela durante as práticas, por apesar de ser uma energia que vai promover contato com O Divino, a experiência pode não ser totalmente agradável durante o movimento da energia recém-acordada.

Isso porque no caminho até Shiva, a energia kundalini vai passar por diversos chakras e caso algum esteja bloqueado, com sua ruptura pode ser libertado energias até então reprimidas, como: medo, raiva, etc.

Porém não se assuste, pois a energia Kundalini é 100% cristalina e de cura, conforme declarado no magnífico livro Rodas da Vida. “A Kundalini é uma energia de cura, e só sente dor quando a energia encontra tensão e impurezas que ainda não estamos prontos para libertar. Aprender a abrir os chacras permite dar a Kundalini uma livre passgem, menos propensa a ser dolorosa.”