Mikao Usui é conhecido como o idealizador do Reiki na maneira como ele é usado nos dias atuais. No Japão ele é chamado por Usui Sensei. Neste artigo vamos conversar bastante sobre a vida e obra desse ser humano brilhante.

Ele chegou a esse mundo no dia 15/08/1862, em Tanai Mura, distrito Yamagata, província Gifu, Japão.

O seu nome real era Gyohan e seu falecimento se deu no dia 09/03/1926, com então 62 anos de idade, em Fukuyama, Hiroshima, no Japão, devido a uma hemorragia cerebral.

Mesmo nos anos 90 (século XX), apenas um pequeno grupo de Mestres de Reiki tinha conhecimento sobre a vida de Mikao Usui. Sendo que até a data ade nascimento e falecimento não eram de conhecimento geral e por essa razão, encontramos vários relatos diferentes sobra a vida de Mikao Usui.

Ele trouxe 2 filhos a esse mundo. Do sexo másculo, chamado de Fuji e do sexo feminino, chamada Toshiko. Os dois são filhos com a mesma esposa, Sadako Suzuki.

Ele mesmo, por isso elaborou os princípios do Reiki baseados em sua própria experiência de vida, era sempre sorridente, gentil , humilde, a todo momento ajudando a si mesmo e aos outros a resolverem seus conflitos.

quem foi mikao usui
  • Só por hoje, não se preocupe.
  • Só por hoje, não sinta raiva.
  • Só por hoje, tenha gratidão com as bênçãos que recebe.
  • Hoje e SEMPRE, ganha teu pão diário honestamente.
  • Hoje e SEMPRE, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos.

O Começo da História

Na juventude, ele manteve seu foco no aprendizado do Kiko, arte milenar Chinesa para obtenção de saúde por meio da meditação, respiração consciente e exercícios específicos. Hoje, essa arte é de conhecimento dos samurais, que a usam para promover a cura alheira.

Habilidoso e dedicado, Mikao Usui rodou a China, Japão e diversos outros países Europeus a fim de aprofundar os seus estudos em medicina, psicologia, religião e espiritualidade. Estudou também o Budismo Zen.

Sua Conexão Com o Reiki

Durante sua estadia no templo Tendai, ao partir, Mikao Usui sentiu que estava faltando algo, que não tinha alcançado o seu objetivo. Então, em 1914 ele retornou a mesmo tempo, que finca no Monte Kurama, norte de Kyoto, ficou durante 21 dias jejuando, orando, cantando e fazendo meditações.

Foi então que devido a sua insatisfação com o ensinamento Kiko, sente uma forte energia no topo da sua cabeça, nascendo assim o método de Cura Reiki. A sua performance final se deu em 1922, no Satori, onde descobriu como usa a energia para curar outras pessoas sem deixar esvair a sua vitalidade.

O Começo do Reiki

No início, Mikao Usui decidiu usar o conhecimento obtido em si mesmo, em seguida na sua família. Os resultados foram extraordinários e então perceber que era o momento de compartilhar esse conhecimento fabuloso.

Em Hamjuki, Aoyanla, Tóquio, ele inaugurou uma clínica onde curou diversos pacientes, sendo este o primeiro centro de Terapia Reiki do planeta. Com o desastre causado por um terremoto no ano de 1923, ele se prontificou a ajudar os doentes usando o método Reiki, como consequência recebeu uma comenda da família Real, expandindo sua fama e sendo “obrigado” a abrir uma segunda clínica, dessa vez fora de Tóquio.

No Brasil, na cidade de Brasília, Hospital Sarah Kubitscheck é aplicado o Reiki segundo Mikao Usui.